Conhecendo mais sobre a Comunidade Surda



COMUNIDADE                                                                                   SURDA 

  . Você Já Ouviu Falar da Comunidade Surda?

           
Pois bem, a comunidade surda é uma comunidade linguística, rede de sociabilidade no qual os surdos fazem o uso da libras como comunicação, interagem e possuem uma cultura própria. 

Estamos aqui para desmistificar alguns conceitos errôneos propagados por aí, vamos lá ?? 



            



            

=-
                 SURDOMUDO :

O termo correto a ser utilizado é "
surdo", a comunidade defende sua identidade com muito orgulho, por isso fale sem medo!!

                  SURDINHO e/ou MUDINHO: 

Soa 
depreciativo chamar o surdo com este termo, uma vez que é um sujeito completo e com sua própria cultura. Então fica a dica: não devem ser utilizados.

                  DEFICIENTE AUDITIVO:

Essa terminologia é clínica, coloca o surdo como um sujeito que falta algo, no caso a audição. Entretanto a comunidade surda com seu movimento defende sua própria cultura que é visual, não sentindo falta de algo (som). 



           Todo Surdo é Igual?

Não! Surdos não são iguais. O nível de surdez pode variar entre pessoas surdas, sendo elas classificadas em 5 níveis: Leve, moderada, acentuada, severa e profunda, diferindo de acordo com cada decibéis (dBNA) que a pessoa pode ou não ouvir. 

Perda auditiva leve: classificada perda leve a pessoa que tem entre 25 a 40 dBNA; 

Perda auditiva moderada: essa perda é a pessoa que tem entre 41 a 55 dBNA;

Perda auditiva acentuada: classificada como acentuada a pessoa que tem entre 56 a 70 dBNA;

Perda auditiva severa: é a perda entre 71 a 90 dBNA;

Perda auditiva profunda: já a perda auditiva profunda é a partir de 91 dBNA em diante.

Além dessas classificações, os surdos podem ser parciais ou não, ou seja, tendo uma audição normal (até 25 dBNA) e outra entre uma dessas classificadas. Um exemplo é uma pessoa onde sua audição esquerda é normal e a sua audição direita é de perda moderada.




Além disso cada surdo tem seu gosto, jeito e personalidade. Cada um tem suas ideias, pensamentos, princípios. Assim como os ouvintes, e isso os fazem serem únicos como pessoas. Não é uma perda auditiva que os fazem menos importantes, menosprezados e incapazes de alcançar seus objetivos. Eles possuem autonomia! 
          
             . Qual a diferença: Cultura Surda X Cultura Ouvinte?

Uma diferença entre essas culturas que podemos notar é a língua, sua forma de comunicação, pois por mais que façam parte do mesmo pais a língua é diferente, sendo na cultura surda a sua primeira língua a libras (língua brasileira de sinais, para brasileiros, mas muda em cada pais tendo sua própria língua de sinais) e na cultura ouvinte o português. 

Para concluir, o que caracteriza uma comunidade é a união de pessoas com vínculos culturais semelhantes. Quando falamos na comunidade surda, ela é bastante abrangente e reúne todas as pessoas que se comunicam por meio de Língua de Sinais e/ou experiências visuais, com histórias e vivências em comum, sejam elas surdas ou ouvintes.

                   

























Fonte: 
https://www.linkedin.com/pulse/o-mundo-dos-surdos-compreendendo-diferen%C3%A7as-yzeuc/

http://portalotorrinolaringologia.com.br/SURDEZ-graus.php#:~:text=Especialistas%20distinguem%20entre%20perda%20auditiva,classificada%20como%20leve%20ou%20moderada.&text=Entre%20%E2%80%9Couvir%20bem%E2%80%9D%20e%20%E2%80%9C,%2C%20moderada%2C%20severa%20e%20profunda.

https://slideplayer.com.br/slide/2614143/#google_vignette

                   
            

           








By: Milena Camila, Natalia Gomes e Nathaly Rodrigues 



          

                                                                           


Comentários